Você se lembra da última vez em que limpou seus pincéis de maquiagem? E de que deu aquela geral no seu necessárie, jogando fora produtos que já estão com data de validade passada? A maquiadora do Espaço GIOH, Juliana Gama, explica a importância de mantê-los higienizados e de não usar produtos fora da validade.

maquiagens

Higienização

Os pincéis de maquiagem tendem a acumular produto e poeira, o que favorece a proliferação de bactérias e fungos. Uma vez contaminados, eles podem causar irritações e dermatites na pele, bocas e nos olhos. Além disso, a limpeza correta e periódica irá prolongar a vida útil dos pincéis e, por isso é tão importante mantê-los sempre higienizados.

Periodicidade

Os pincéis devem ser limpos uma vez por semana, principalmente, os que são usados em produtos cremosos. A higienização pode ser feita com um produto própria para a limpeza de pincéis, que, no entanto, não substitui uma limpeza completa a cada 15 dias ao menos.

A limpeza completa pode ser feita com xampu neutro e água. Aplique um pouco do produto nas cerdas úmidas, faça movimentos circulares na palma da mão ou em uma superfície texturizada e enxágue em água corrente sempre na posição vertical, com as cerdas viradas pra baixo. Dessa forma evita-se a entrada de água no cabo do pincel.

Repita quantas vezes forem necessárias até que as espuma produzida seja branca, sem pigmento algum de produto. Para a hora de secar, escolha um local seco e arejado e mantenha o pincel deitado ou de pé, lembrando de sempre manter o cabo pra cima.

maquiagens

Acondicionamento 

Os pincéis e maquiagens devem ser guardados em um ambiente seco e fresco, longe da luz e da umidade. Muitas pessoas tem o hábito de deixar seus produtos no banheiro, porém o ambiente quente e úmido favorecem o desenvolvimento de bactérias e micro organismos.

Data de validade

A data de validade dos produtos também é muito importante. Além de ficar de olho na data de validade, qualquer qualquer mudança na textura, cheiro ou pigmentação deve ser sinal de alerta. Os produtos que possuem óleo na composição costumam se tornam bifásicos e os em pó a ficar mais duros e tendem a esfarelar mais facilmente.